Mais que uma lição de História, pois passaremos por diferentes civilizações de milhares de anos passados, por povos da Idade Média, Idade Moderna, até chegarmos nos dias contemporâneos.
Jogos de mais de 3.000a.C. como o Gamão dos povos da Mesopotâmia, jogos da época dos Faraós, passando por jogos do Oriente, da época do Renascimento, das invenções tecnológicas, dos povos indígenas, da época Moderna.
Com a intenção, já explicitada, de promover, além da diversão - através do contato com jogos diferentes civilizações antigas e culturas variadas - o desenvolvimento de diversas habilidades (cognitivas, emocionais e afetivas).
Jogos do Mundo Inteiro
Entre suas várias funções sociais, os jogos sempre foram instrumentos de ensino e aprendizado e, também, uma forma de linguagem usada para transmissão das conquistas da sociedade em vários campos do conhecimento.
Ao ensinarem um jogo, os membros mais velhos de um grupo transmitiam – e ainda transmitem – aos jovens e crianças uma série de conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural do grupo.
Mais que uma lição de Geografia, pois suas origens abrangem os cinco continentes, e, nos é possível analisarmos a cultura local, a forma de pensar e agir de cada povo.